Sobre nós
O PAD (Programa Aprendizagem da Docência) organiza atividades formativas (cursos, palestras, oficinas ) para licenciandos, professores e gestores da educação básica de todas as áreas do conhecimento. Abordando temáticas variadas e inovadoras, o Programa busca superar os desafios presentes no cotidiano escolar, conectando formação e trabalho docente. O programa oferece ainda consultoria e assessoria pedagógica especializada, pensada para atender as necessidades de professores e alunos de forma individualizada em contextos educacionais diversos.
O programa é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo), vinculado ao CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) e CED (Centro de Ciências da Educação) da UFSC. O núcleo articula atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo suporte teórico e metodológico à formação de professores de geografia. Para a concretização do projeto, o PAD tem parceria com outros projetos, instituições, núcleos e laboratórios.
Para os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, as atividades formativas podem ser computadas como Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACC). Para o público em geral sempre haverá emissão de certificado de extensão.
Projetos Parceiros
Práticas Inclusivas nas Escolas
A inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotacão no sistema regular de ensino tornou-se um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais no Brasil. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica nas escolas regulares, visando à permanência e o sucesso das aprendizagens desses estudantes.
Nesse sentido, ' o projeto práticas inclusivas nas escolas' oferece cursos de capacitação para uma prática pedagógica inclusiva e tem como objetivo promover a capacitação de bolsistas de acessibilidade, estagiários do Colégio de Aplicação e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFSC para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva no âmbito escolar. O Projeto também tem como proposta fazer uma atualização para os docentes da Educação Básica e Ensino Superior da UFSC. O curso é ministrado anualmente pelas docentes de Educação Especial e de Libras e Terapeutas Ocupacionais do CA/UFSC.
Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTate)
É um laboratório de cartografia que constitui um espaço físico com equipamentos e instrumental adequado à pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos táteis ou não, para o ensino de cartografia escolar dentro da disciplina de geografia, incluindo os deficientes visuais. Reunir pesquisadores para discutir a investigação científica e extensão universitária nas áreas de Cartografia Escolar, Cartografia Tátil e ensino de Geografia. É referência no Estado no que concerne ao desenvolvimento de produtos cartográficos táteis e no ensino de cartografia. O LabTate promover a pesquisa e extensão acadêmica relacionadas ao ensino e uso da cartografia em processos educativos e no ensino da geografia além de incentivar a pesquisa e extensão universitária na área de Cartografia Tátil e Cartografia Escolar. Promover a participação de alunos de pós-graduação e graduação em Geografia da UFSC em pesquisas nas áreas de cartografia escolar e tátil. Também contando com a integração de pessoas com deficiência visual no ensino formal e no ambiente urbano. O laboratório auxilia na inclusão dos usuários deficientes visuais na Web.
Visando gerar discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educaçãosexual e as violências, na ótica da educação e prevenção, o NEPRE foi fundado entre as décadas de 1980 e 1990 sendo estruturado na Secretaria de Estado da Educação (NEPRE/SED), nas gerências (NEPRE/GEREDs) e nas Escolas da Rede Pública Estadual estando alinhado ao Plano Estadual de Educação, Proposta Curricular de SantaCatarina e as demais legislações vigentes.
Em 2011, institui-se enquanto Política Estadual de Educação,Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola atuando de forma integrada e intersetorial em parceria com setores da saúde, justiça, segurançapública, assistência social, conselhos tutelares, ministério público e demaisparceiros.
Nesse sentido,o NEPRE envolve-se em discussões sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), educação sexual,uso e abuso de substâncias psicoativas, Cultura da Paz, Alimentação Saudável, Práticas Corporais, Programa Saúde nas Escolas (PSE), Estudo doECA na escola, Combate aoBullying, entre outras.