top of page
o-que-e-a-reforma-do-ensino-medio-e-qual

Reforma do Ensino Médio, BNCC e Currículo Catarinense: cadê a Geografia?

​

​

​

O objetivo do minicurso é conhecer e entender as mudanças promovidas pela implementação da BNCC, bem como a Reforma do Ensino Médio, para a Geografia no contexto escolar. 

​

​

​

financiamento-dinheiro-queda-deminuicao.

 Conjuntura e políticas educacionais: impactos na Educação Pública 

​

​

A oficina tem como objetivos:

​

1. Discutir as ações governamentais em relação à Educação Pública na atual conjuntura social, histórica e política do país;

​

2. Identificar as frações de classe que estão disputando o fundo público (conservadores, neoliberais autoritários e classe média empreendedora);

​

3. Problematizar os impactos dos cortes orçamentários na Educação Pública e o processo de reconversão docente.

africa-russia-china-1-15-1565647555.jpg

A produção do espaço africano

 

A oficina "a produção do espaço Africano" busca apresentar a cartografia histórica como abordagem de ensino, através da desconstrução de grandes narrativas feitas sobre o espaço Africano, fornecendo dessa maneira subsídios para uma proposição metodológica crítica para o ensino da história da África.

​

COAMAR

COAMAR: Oficina de Construção de Materiais  e Recursos Pedagógicos para Estudantes com deficiência

A oficina tem como temática central a Educação Inclusiva e objetiva aproximação dos participantes com os conceitos, as reflexões e os pressupostos que norteiam as práticas de inclusão no ambiente escolar, utilizando-se para isso, da construção de jogos e materiais de apoio pedagógico adaptados direcionados a estudantes com ou sem deficiência. 

Cuerdas-Pedro-Solís.jpg

Implicações Educacionais de Deficiência Física e Paralisia Cerebral

A oficina aborda os seguintes tópicos:

  • Conceitualização de Deficiência Física e Paralisia Cerebral;

  • Barreiras atitudinais e arquitetônicas e Acessibilidade;

  • Implicações das deficiências para a vida cotidiana e escolar;

  • Adaptação e flexibilização;

  • Movimentos involuntários X Movimentos com intencionalidade.

  • Benefícios da Neuroplasticidade cerebral para alunos com Deficiência Física e Paralisia Cerebral;

depression-clipart-sad-feeling-4.png

Como reconhecer o Bullying Escolar

O bullying se caracteriza por um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s) causando dor, angústia e sofrimento (FANTE, 2005).

Frente a isso, a oficina propõe uma discussão com professores, sobre este tipo de violência, objetivando compreender o que é o fenômeno bullying, quais as características de seus participantes e como ele se estrutura frente ao cotidiano escolar.

A partir disso, fazer uma sensibilização inicial para a produção de um

instrumento que vise identificar quais os tipos de violência presentes na escola em que estão atuando, bem como, quais destas situações se configuram como bullying escolar.

EPS.JPG

Inserção de saúde sexual no currículo escolar

É objetivo da oficina apresentar aos professores estrátegias pedagógicas para inserção da educação sexual em seus planejamentos didáticos. A oficina é vinculada ao Programa Saúde na Escola.

circle-1300241_1280.png

Sociodrama Pedagógico como Metodologia de Ensino na Educação

Esta oficina aborda a socionomia e o sociodrama pedagógico: etapas, contextos, instrumentos, métodos e jogos do sociodrama. Assim, tem como objetivo introduzir o sociodrama como metodologia de ensino na educação básica.

20170623094645114.jpg

A influência do desempenho das atividades de vida diária e instrumentais no ambiente escolar

Os tópicos abordados na oficina são: considerações sobre cotidiano, ocupações e desenvolvimento. Atividades de Vida Diária (AVDs). Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Relatos sobre o desempenho de AVDs e AIVDs no ambiente escolar. Barreiras e facilitadores para o desempenho. Estratégias para estimular o desempenho das AVDs e AIVDs no ambiente escolar. Importância da participação no desempenho das AVDs e AIVDs: habilidade, autonomia, independência, senso de autoeficácia e responsabilidade.

libras-icon.png

Educação Bilíngue no contexto inclusivo

A oficina aborda as filosofias subjacentes à Educação de Surdos. A Surdez como diferença linguística. A Surdez como experiência visual. Práticas educacionais inclusivas para surdos.

bottom of page