Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
O objetivo da oficina é promover uma reflexão sobre a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes com deficiência, abordando o conceito de educação especial, o público alvo da educação especial, modelo Social de deficiência, desenho Universal aplicado à aprendizagem e trabalho colaborativo.
Singularidades e Aprendizagens - Autismos
A oficina tem o objetivo de desmistificar alguns conceitos referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), relacionados à escola, família, questão social. Apresentar possibilidades de métodos, estratégias e recursos didáticos. Parceria do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a sala de aula. Atuação do bolsista, mediações e sugestões das aprendizagens dos estudantes com esse Transtorno do Espectro Autista.
Deficiência Visual - Entre conceitos e dúvidas
Os objetivos da oficina são:
-
Conceituação sobre Deficiência Visual: Baixa visão e cegueira;
-
Histórico da deficiência e a supervalorização da visão;
-
Uso dos Materiais e Recursos em sala de aula;
-
Tecnologias organizadas para uso da pessoa com DV;
-
Sistema Braille: conceito, histórico, disposição e grafias variadas;
-
Acessibilidade (arquitetônica, atitudinal);
-
Áudio-descrição;
-
Experiências docentes em classes inclusivas.
Altas Habilidades/ Superdotação
A oficina trata o conceito de Altas Habilidades/Superdotação. As características dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os mitos em relação às Altas Habilidades/Superdotação. Teoria das Inteligências Múltiplas. Altas Habilidades/Superdotação na educação infantil, educação básica e ensino superior.
Os desafios da inclusão e seus desdobramentos na Educação Básica e Ensino Superior
A oficina tem como objetivo capacitar licenciandos, professores e gestores para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva no âmbito escolar. Portanto, busca-se instrumentalizá-los para apropriação dos aspectos gerais da educação inclusiva, sendo imprescindível evidenciar: os conceitos de Diversidade e Diferença, as implicações das barreiras atitudinais, a atuação em sala de aula, bem como o processo de avaliação, flexibilização e adaptação curricular na Educação Básica.
Educação de Jovens e Adultos: Desafios para os futuros Professores
A oficina tem por objetivos situar as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação Básica. Discutir os desafios para o ensino de geografia na perspectiva da identidade pedagógica própria da modalidade. Planejar uma aula a partir de materiais disponibilizados no encontro.
Gênero e Diversidade na escola - bases legais e diretrizes curriculares
A oficina busca promover o debate em torno da temática de gênero e diversidade no ambiente escolar. A intenção é contribuir para a reflexão de professoras/es sobre suas ações na escola a partir de uma proposta que discutirá aspectos conceituais e legais para a promoção de uma prática educativa de valorização das diferenças e enfrentamento das desigualdades de gênero.
Relações étnico-raciais no nosso cotidiano - Avanços e desafios
Para refletir/discutir sobre relações étnico-raciais no âmbito pedagógico, é preciso considerar ter e/ou ampliar a consciência política, social e histórica sobre diversidade, identidade, ações e políticas afirmativas.
Nesse sentido, são objetivos dessa palestra: Contextualizar as tramas históricas que hierarquizam, categorizam e adjetivam diferentes grupos étnicos-raciais. Evidenciar os avanços e desafios para superar desigualdades raciais no âmbito educacional. Apresentar conceitos basilares para compreensão das relações étnicos-raciais relacionados as nossas vivências.
A Gestão da Escola e o Projeto Político Pedagógico: Eu professor@ o que tenho a ver com isso?
Assuntos abordados na oficina: O que é um Projeto Político Pedagógico. O Decreto nº 1794/13 sobre a Gestão Escolar pública de Santa Catarina. O(a) professor(a) e a Gestão Democrática da Escola. O(a) professor(a) e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Diagnóstico situacional do Projeto Político Pedagógico. Responsabilidades e possibilidades de atuação/contribuição do(a) professor(a) no processo de Gestão da Escola.